sábado, 28 de agosto de 2010

O que você faz quando vê uma estrela?


O que você faz quando vê uma estrela?

 

Vivemos caminhando na escuridão seja de olhos abertos ou
fechados, entretanto mesmo nessa total escuridão somos capazes
de enxergar certas coisas, é igual a olhar o céu durante a noite e
então vemos estrelas, algumas brilham tão forte que chegam a nos
cegar quase que por completo e outras brilham tão intensamente que
é impossível não notá-las.

 

Pergunto-me qual dessas estrelas realmente nos iluminam com a sua
verdadeira luz, qual delas realmente brilha de verdade com todas suas
forças ou sua intensidade, passei muito tempo tentando enxergar isso
nelas e um dia cansei.

 

Cansado de olhar para o brilho delas resolvi observar a escuridão,
estranho ficar olhando algo que representa o vazio, o nada, a ausência
da existência, eu não sabia o que exatamente eu procurava diante
do vazio, mas ainda assim procurei e procurei.

 

Olhando igual a uma criança que sempre olha para o desconhecido
como se sempre fosse à primeira vez a olhar aquilo, como se fosse uma
novidade, uma descoberta, então encontrei algo, não era exatamente
o que eu esperava, mas ainda sim chamou a minha atenção, era um
brilho pequeno, bem pequeno e de tão pequeno você poderia pensar
que ele não passaria de uma simples ilusão.

 

Mas foi aí então que eu me enganei, fui em direção desse pequeno ponto
de brilho querendo saber que estrela era aquela que brilhava de forma tão
fraca, tão insignificante ao ponto de ser quase invisível, não importava
o quanto eu fosse a sua direção aquele pequeno ponto brilhante sempre
parecia estar distante, então me dei conta de algo simples, eu finalmente
fui capaz de enxergar a verdade.

 

O único que não era de fato insignificante ali era aquele pequeno ponto
brilhante, ele não era de fato pequeno, nem fraco, ele só estava distante,
tão distante ao ponto que eu só poderia enxergá-lo como um ponto
brilhante e algo tão distante ainda assim foi capaz de me alcançar, eu vi
que existe algo de fato que brilha tão intensamente que não importa
quanto distante você esteja dele, ele sempre irá lhe alcançar e eu
diante desse pequeno ponto brilhante igual às outras estrelas próximas
a mim seremos sempre uma vasta escuridão para este pequeno
ponto brilhante que nos alcança, não importa o quanto distantes
estejamos dele, sempre seremos só a vasta escuridão, o vasto
vazio...

 

O que você enxerga de verdade quando encontra uma estrela?

8 comentários:

  1. Mesmo encontrando sua estrela,sempre existe o problema desta luz ser apagada por meio da escuridão do local em que esta foi encontrada.

    ResponderExcluir
  2. Texto brilhante... Aquela sensação de Déjà Vu... em que já apreciei as estrelas quando pequenas e a imaginei como pontinhos brilhantes no céu... que embeleza o véu negro das noites tristes e sombrias... ao enxergar de verdade uma estrela eu vislumbro meus sonhos realizados e aqueles deixados para traz ou ainda sonhos que se transformaram sem sonhos mais possíveis de serem realizados. A estrela parece inacansável... mas, não para as pessoas que continuam a acreditar em novos sonhos. Beijos, amigo querido!

    com carinho,

    Tati

    ResponderExcluir
  3. Lendo teu post, vejo que a idéia que eu carregava que "A vida é uma grande contradição" pode estar certa.
    Ás vezes imaginamos que as estrelas mais bonitas são as que se destacam no céu com mais brilho e explendor. Mas aquelas lá no fundo do infinito céu, que propagam seu brilho tão intensamente, que chega até a tocar os nossos olhos e a nossa vista, isso sim seria ser intenso e explendido.
    Há sempre motivos escondidos em todo rastro de vida que nos circula. Muitas vezes quase imperceptíveis, mas ainda vivos, apenas pra quem quer acreditar e descobri-los.

    Abraço Diego!

    ResponderExcluir
  4. Olá Diego!
    Bem, eu costumava (tentava) contar as estrelas! Na verdade aquela mais distante é a mais significativa, pois se o brilho dela foi capaz de ser (mesmo que pouco) percebido, é sinal de que a sua luz é grande e forte. Falando no valor que damos as coisas pequenas e que alguns até julgam insignificantes, digo que são elas que nos obrigam a parar para observar e detalhar a sua beleza. Por isso que muitas pessoas perdem grandes riquezas, porque exigem acuidade e percepção. E normalmente encontramos tais riquezas nas pequenas coisas, que exigem atenção diferenciada, senão vira comum.
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  5. Olá Sergio!!

    Interessante contemplar uma estrela! Seja qual for seu tamanho ou intensidade é só o que podemos ver no momento exato da contemplação, é isso que faz nossa atenção receber o presente da descoberta de cada momento experimentado e permitindo nossa experiencia!! É maravilhoso participar destes momentos tão nossos!

    Um abraço,
    "Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-

    ResponderExcluir
  6. Olá Diego!
    Sabe, eu gosto de olhar estrelas e luzes que iluminam a escuridão. Estrelas me fazem lembrar os sonhos, que mesmo que não se realizem todos, estão lá para nos inspirar a nunca deixar de sonhar.
    Abraço,
    Vera.

    ResponderExcluir
  7. Olá Sergio,
    Excelente reflexão! Daqui por diante passarei a contemplar as estrelas de uma forma mais filosófica, pois este seu texto marcou profundamente o meu pensar! Ao ler esse texto comecei a enxergar não somente uma estrela, mas muito mais do que um simples brilho no céu escuro, mas algo que nos alcança e que só conseguimos enxergar se abrirmos nossos olhos para receber o seu brilho intenso e ininterrupto.
    Obrigada por compartilhar tão lindas palavras.
    Abraços.
    Sonia Costa

    ResponderExcluir
  8. Vim agradecer a todos pelos comentários e esclarecer uma coisa, por algum motivo algumas pessoas estão pensando que esse blog pertence ao Sérgio, creio que seja porque eu tenho um link na página divulgando o blog dele, mas esse blog “The Freedom of The Wolf” não pertence a ele, só estou deixando claro isso, esse blog pertence a Diego Araújo.

    E obrigado mesmo pelos comentários e expressar assim suas opiniões, abraços a todos e fiquem com Deus.

    ResponderExcluir